na rua, na chuva ou na fazenda

quarta-feira, janeiro 28, 2009

univitelinos

finalmente descobrí a razão de tanta parecência entre lula, hugo chávez, evo morales e fidel castro: são gêmeos univitelinos! Todos tem a mesma gana (tesão) pelo poder, pela perpetuação no poder, pelo direito de mandar e desmandar na vida de quem não tem nada a ver com a vida deles. Como descobrí?! pelo discurso, pela arrogância comum a todos. não se parecem fisicamente mas... o pensamento... no brasil de lula, o ministro tarso genro acoberta sob suas penas justiceiras um condenado – por assassinato – à prisão perpétua dando-lhe prerrogativas de asilado político e nega asilo a um grupo de boxeadores que não aguentavam mais viver sob as garras de fidel. tão lépido e fagueiro o genro – que nenhuma sogra que se preze gostaria de ter – conseguiu avião e escolta militares para devolver os humildes cubanos às masmorras de sonho de guevara. mais lépido e fagueiro e, acima de tudo, justíssimo, o ministro decidiu que, melhor que devolver um criminoso à justiça do seu país, o que vale é comprar uma boa briga diplomática com um país que, mesmo tendo seus revezes históricos, em muito nos serviu de exemplo. e lula aplaudiu. discretamente, mas aplaudiu.
no país de chávez, defende-se com unhas e dentes, a partir da visão distorcida do próprio, a legalização de uma das mais criminosas facções da américa latina: as farc. e a colômbia que sofra com isto. ingrid betancourt e outros tantos mil cidadãos, colombianos ou não, também. o indígena evo morales, com seu discurso indigenista mais distorcido do que um porre de cocaína, defende a mesma coisa e a mesma causa e o que é melhor ainda: tirando o lula (que, no caso, é o alvo) todos querem tirar uma casquinha do brasil. até mesmo perpetuando o lula (mesmo através de dilma roussef). o que pra nós é o pior dos cenários.

2 comentários:

  1. Tou orgulhoso desse menino ! Com essa clareza na análise da conjuntura latino/internacional, quando crescer...Ninguem segura !
    Abraços de seu brother,
    Fernando.

    ResponderExcluir
  2. Éstou muito decepcionado de ver que ainda tem pessoas no Brasil con pensamentos tão portugueses!.
    Como é possivel que se fale de forma tão despectiva e insultante dos nossos irmãos Latino-americanos?. Por que ao insultar por medio dessas criticas tão levianas a seus governantes, que eles mesmo escolheran e aceitan, não se faz outra coisa que tratálos de burros na hora das ELEIÇOES e dos PLEBISCITOS.
    Não sei se acreditar que o facem por falta de senso comun, ou por inveja do romanticismo ( que por aquí está muito escaso), que identifican aos revolucionarios idealistas que tanto enorgulhecen nossa America Latina. Tenho esperança de que os brasileiros não sejan "univitelinos" na sua forma de pensar.

    ResponderExcluir

manifeste-se a respeito