na rua, na chuva ou na fazenda

quarta-feira, julho 28, 2010

sempre sobra para o polvo



esse admirável lula novo me surpreende, me entristece e, às vezes, me estupora. sério! imagine um cara campeoníssimo em burlas à lei eleitoral abrindo a fenda bucal no meio da agora bem cuidada barba para pedir desculpas e se declarando inocente "e que não fez por mal" quando anunciou a bonecadelouçadecristaleira dilma rochosa - perdão! - roussef, como a mãe do trem bala brasileiro! e olha que esse trem bala só foi disparado no papel! luizignatiusignobilisluladasilva compromete a sua imagem diante de mim. eu que o achava o mais tenaz, maquiavélico, astuto e astucioso oponente à minha indignação vejo-o, em fim de mandato, deteriorando-se e à péssima imagem que me acostumei a fazer dele.

claro que astuto e astucioso ele permanece, mas não com aquela tenacidade de antes. agora ele se assemelha e muito, ao seu criador e eterno ídolo, hugo boquirroto chávez. e isto o afasta da minha mira porque o chavito não me merece senão um olhar 43 carregado de desprezo. mas já que ele entrou na conversa... esta semana, furibundo, chavito se fez acompanhar de outra figura rotunda e do mesmo naipe para bradar aos quatro ventos que rompia relações diplomáticas com a colômbia por ter sido acusado de acobertar ou dar guarida às gentes das farc e do ejército de la libertación nacional. ora, vamos lá! não somos tão inocentes, puros e bestas assim. as gentes das farc andam pelas terras tupiniquins tão à vontade que qualquer dia desses vamos encontrá-las num mcdonald's, num shopping qualquer! mas também a colômbia não chiou conosco nem nos denunciou na oea. aqui já foi o paraíso de nazistas, ainda é de alguns mafiosos (italianos, ítalo-americanos e do último dos moicanos) portanto...

pois bem, o tal do chavito, aplaudido de pé por aquele jogador rechonchudo que andou distribuindo beijos a torto e a direito durante a copa na áfrica e que agora está desempregado, também boquirrotou (este verbo existe?) que iria parar de fornecer petróleo aos ianques lá de obama. homiquásiômedêxe! donde já se viu? ele deixa de mandar petróleo e o dinheiro para de entrar nos seus cofres já que a turma do banguebangue lá de cima compra sessenta por cento de toda a sua produção. pimba! cabou a fanfarronice chaviana!

voltemos a inacito: seguindo à risca o seu papel de filhote de ditador de república de bananas, manifestou sua estranheza com a decisão colombiana de entregar gaguinho (lembra daquele porquinho dos gibis quando ainda não existiam os mangás? chavito me lembra dele porém sem inteligência!) e até pensou em pedir explicações. mas o pileque passou rápido e, pela primeira vez na história deste país (ooops! isto pega!) a razão raspou pela sua cabeça e ele não o fez. pagaria o maior mico (segundo sylvester stallone, aqui se pode fazer o que quiser, detonar quem quiser e a gente além de agradecer, oferece um macaquinho de lembrança). na verdade, não pagaria mico nenhum, ofereceria um macaquinho para uribe que, como ele, também está saindo de cena.

o nosso valoroso ahmadinelula, anda paparicando o irã para se botar de defensor dos frascos e dos comprimidos. tá certo. nunca, na história deste país (valei-me são sebastião do passé!) presidente algum se botou de herói (tirando getúlio, todo mundo faz questão de tirar o seu da reta!). ele "tem" que ser o primeiro! afinal, é o primeiro "operário" que se tornou presidente. parece até que se esqueceram de lech walesa. se bem que... ignatius fazia mesmo o que quando se presidentou? sindicalista é profissão reconhecida? qual o sinônimo de sindicalista? sanguessuga? escorador de muro? ou ele é simplesmente aquele cara que fica vermelho com o esforço alheio? sindicalistas à parte - porque, sejamos justos, existem alguns e contam-se nos dedos das mãos (não nas de ignatius porque senão vai faltar alguém), que dão duro, tem boa vontade, se esforçam, lutam e merecem respeito. pois bem, ahmadinatius, fez até reunião de cúpula com turcos e iranianos. ninguém deu bola. aliás, deram sim. gargalharam até às lágrimas.

lá da pérsia, ahmadinejad, esperneou horrores por conta do acordo não acordado e agora, descobriu o grande culpado: o polvo paul. aquele simpático octopus alemão que não fala nada mas acerta todas. luiz ignatius primus et eternus provavelmente concordará. sempre sobra pro polvo!

2 comentários:

  1. seu estilo de escrever é bem falado. eu digo isso porque é como se eu pudesse ouví-lo enquanto fala de luís ignatius... ao ler seus textos pensei o quanto eu preciso ler mais.

    (ps: esse comentário está "minusculado" para não ferir a estética do blog)

    ResponderExcluir

manifeste-se a respeito