na rua, na chuva ou na fazenda

sexta-feira, julho 16, 2010

dilma é o avatar de lula!


há tempos, quase uma copa do mundo, não falo do meu ídolo luiz ignatius lula da silva. hoje amanheci com uma certa saudade... nostalgia, diriam os mais letrados. é que o brasil anda comovido, mesmerizado, estabacado com duas imensas tragédias nacionais: o desaparecimento, como fumaça, da moça eliza samudio por algum tempo comborça do goleiro bruno, do flamengo - a maior torcida nacional - e, o que é pior, a eliminação do escrete do hitleriano dunga. esta, tão grande que despachou ignatius de volta da áfrica do sul para a américa idem como se fosse uma jabulani açoitada pela cabeça daquele holandês sneijder pras redes do julio cesar (ave!).

esqueçamos as tragédias e voltemos ao nosso alvo. ignatius tem uma imensa, galática capacidade de me surpreender. quando ele somente perambulava por brasilha e circunvizinhanças, dando um pulinho ali na venezuela do compadre hugo chávez, ou no quintal do evo morales, a coisa andava dentro dos conformes. vez em quando aparecia um ou outro escândalozinho patrocinado pelos companheiros mas, nada de fazer muita mossa. depois, ele deu uns pulinhos mais adiante e mais adiante e mais adiante e... acabou como o rei da cocada preta na crise entre os americanos do norte e os iranianos da pérsia liderados por outro maluco com nome de quebrar a língua de qualquer lusófono: ahmadinejad (como você só está lendo, não precisa quebrar a sua, coligado!). apesar de todo o lhufa-lhufa, o acordo deu no que as coisas lá em brasilha sempre dão: em nada.

aliás, ele até já pensa na secretaria geral da onu! a mosquinha azul deve ter picado em outro canto que não no braço!

mas, eu sou tão beócio que ele me surpreende até mesmo com pequenas coisas. assessorado pelo baiano de tucano (não é do psdb, não. é de "tucano" mesmo - uma cidade famosa na história da bahia, do brasil e do mundo! êpa! me entusiasmei demais!) joão santana, mais conhecido como "patinhas" entre seus amigos, ignatius primeiro e único assimilou mais do que bem, os ensinamentos do irmão de maria de fátima, alter-ego de balila e está com a corda toda. como não conseguiu se perpetuar na cadeira mais fofa de brasilha por vias, digamos, legais, como o compadre hugo chávez, ignatius uno e omni deu a volta por cima e, inspirado em james cameron criou o seu próprio avatar. e ei-lo que chega, ainda que feminilizado.

observe a dilma! veja como se parece com ignatius primus! desengonçada a princípio mas desenvolta a seguir. encabulada em público mas mui safa nos gabinetes. tudo bem que não tem a barba mas tem a estatura e o ótimo hábito de trocar as bolas (ooops! ato falho), errar nomes, mudar datas, lugares, enfim... até obras de papel ela inaugura! parece ou não parece?! tudo bem que ela tem um dedinho a mais... e, ao que parece nunca executou performances com pilequinhos nem usa metáforas futebolísticas para explicar questões político-administrativas em todos os níveis. bom, isso a gente até perdoa.

no afã de se perpetuar em seu avatar, ignatius, the one, se tornou ele próprio, um outdoor falante. por último, ele deixou de ser o executor para se tornar o autor. em cerimônia de lançamento do trem-bala que, ao contrário do metrô de sãosalvadordabahia, vai ligar um lugar a vários outros, ele preferiu dizer que os usuários desse moderníssimo trem que ainda não passa de rabiscos em papel, devem agradecer a esta mulher, pois, sem ela, provavelmente (aí entra a minha imaginação) ainda estaríamos esperando a invenção da roda! dilma é o avatar de lula!

infelizmente, ninguém vê (nem o tse), só eu!

2 comentários:

manifeste-se a respeito