na rua, na chuva ou na fazenda

sexta-feira, maio 20, 2005

chico saiu do bico do urubu

chico é um cara sério e que nunca sai do sério. como quase todos os chicos que conheço, chico é, simplesmente chico. não é um josé francisco ou um francisco josé. é chico. e saiu do bico do urubu ontem quando comemorou CINQUENTA anos em meio a festa num palco de teatro com nome poeta e presença de autoridades. realmente, é foda! o chico. e o que é melhor no chico é que ele - não sei sequer se chegou a ver - passou por guerras revoluções, golpes, contra-golpes com o melhor sorriso de campeão mundial de futebol. um sorriso de todos os dentes, com a cara toda. chico é bom de riso. chico é bom de papo. até mesmo quando se finge de viado (sem ofensas ao animalzinho que walt disney eternizou como bambi). é. ele se finge de viado pra grampear mulheres. e as tem, muitas, variadas de idades, cores e formas. todas o amam e todos o invejam. discreta e secretamente, mas invejam a sua capacidade de não se abalar nem com um terremoto, de não se deixar arrastar nem por tsunami. pro chico tudo tá bom. bom demais da conta - lá vou eu com a mineirice mal disfarçada - e, talvez um pouco além.
nunca o ví triste. nunca o ví cinzento. a carequinha disfarçada pela carapinha quase raspada e cuidadosamente escovada, a barriguinha indiscreta fazenda uma bola de futebol de praia debaixo da camisa social são sempre ofuscadas pelo brilho da sua alegria(?), felicidade(?) sei lá...agora, me diga, como é que alguém faz cinquenta anos e fica bailando, sassaricando que nem pinto em bosta cheio de felicidade? pois, chico faz isso. Já levou dedada de médico no badi pra ver se a próstata tava boa e nem chiou. muito pelo contrário, riu que nem louco e saiu espalhando o feito pra todo mundo saber: "agora sou cem por cento". tá amarrado! levar dedada nos recônditos do ser e ainda ficar feliz? vade retro!
mas é. a festa cinquentenária de chico foi, como dizem os bloggeiros, blz. e olhe que, quando começaram essas orgias natalícias, a coisa era bem mais humilde. as primeiras foram no pé-sujo do seu zé, um baiano com cara e cabeça de cearense e sotaque paulistano (políticamente incorreto eu estou) que vende fiado pros funcionários da prefeitura sem cobrar juros - mas sempre enfia uns trocadinhos a mais na caderneta do besta - era coisa pouca. mas este agora veio assim que nem casamento de ronaldinho: chique. da hora.
e chico é simplesmente, um motorista. é um motorista com alma de artista, cabeça de poeta e alma de filósofo. que continue assim pelos próximos cinquenta anos. evoé, meu rei!

Um comentário:

  1. Seu texto tem um defeito incorrigível, deixou-me com vontade de ter ido à festa, o que, a nós pobres mortais presos a linearidade do tempo é impossível.
    Fazer o que...

    ResponderExcluir

manifeste-se a respeito