na rua, na chuva ou na fazenda

terça-feira, janeiro 08, 2013

terapêutica praieira



comovo-me às gargalhadas cada vez que me deparo com notícias a respeito deste nosso brasil varonil. da última vez, misturei gargalhadas e lágrimas por conta de zé e zeca (nesta ordem de comoção). desta vez, volto a comover-me e ainda erro o teclado pois as lágrimas provocadas pelas gargalhadas embaçam-me a vista, com o zé e seu irmão, também zé. um é genoíno, o outro é nobre guimarães. ambos pontificam no partido dos trabalhadores - infelizmente para o partido -: um, em são paulo e o outro, no ceará. ambos batem ponto - infelizmente para nós todos - em brasilha.

praia de inema - salvador/ba
dos poucos que se atrevem a visitar este blogue (sete ou oito, pois não consegui alcançar o prodígio dos dois dígitos no índice de visitantes, assinantes ou coisas que o valham ) três ou quatro reclamaram que eu peguei pesado com o zé e que sempre pego pesado com o pt e com ignatius submersus. não havia percebido tal detalhe. mas esses três ou quatro - maioria dos meus visitantes - não atentaram para outro detalhe: mesmo sem nominar, eu avisei que o zé não estaria tão só assim e que tinha outros companheiros de desídia nessa sua reentrée lá no congresso. tem o colbert, o joão paulo cunha e tantos outros que nomeá-los chega a ser enfadonho como comer preá com melancia. portanto, calei-me e calo-me novamente. busquem-nos vocês, eternos insatisfeitos.

dilma medita solitária em inema
ricardo ribeiro, um amigo - perdoe-me se o chamo assim, meu caro - que mantinha um blog muito interessante e que consta da minha listagem (eu, como seguidor dele) anda postando umas fotos belíssimas no fáicebúk de praias paradisíacas. vendo-as, me deu um estalo: será que o médico que recomendou ao ricardo esse pit stop do blog dele pelas praias por onde anda é o mesmo que é advogado de carlinhos cachoeira e, provavelmente assessor para assuntos litorâneos de lula, dilma, fhc e outros presidentes de plantão ao escolherem o subúrbio ferroviário da cidade da bahia como retiro político-espiritual-etílico (no caso de lula) em suas férias? deve ser.

idílio em inema: ignatius e marisa
no caso de carlinhos cachoeira, a terapia funcionou tanto que ele cometeu casamento contra a criatura que se tornou a musa do mensalão; no caso do ricardo ribeiro eu não sei com quem ele pode estar acompanhado - tomara que seja da comadre para não dar problemas futuros - nem tampouco os motivos que o levaram a um retiro tão extremo que ele retirou o blog do ar; lula, fhc e dilma (não necessariamente nesta ordem) tem lá os seus. ignatius e seu avatar carregam a montoeira de problemas petistas e descarregam-nos como oferendas, tributos ou sei lá o quê (peguei a doença luliana do "não vi, não sei") nas águas de inema onde fhc filosofava em francês enquanto mandava aposentadorias especiais para o espaço.

vigília e romaria em inema
mas essa nova terapia, apresentada formalmente à nação pelo advogado do cachoeira esta semana, traz,  a cada final de ano e a cada carnaval, os holofotes para o subúrbio ferroviário de salvador da bahia. repórteres à mancheia se poem à espreita e seus olhos e lentes se espraiam por aquela parte da cidade da bahia que ninguém liga mesmo a não ser nas eleições. infelizmente, os bons resultados dessa terapia praieira não surte o menor efeito no resto do subúrbio. depois que os seus pacientes famosos recuperam as energias, recobrados e serelepes vão embora tão aparatosamente escoltados como chegaram, inema continua impávida e bela.

desvirgininada diuturnamente ainda que por um curto período, revirgina-se preparando-se para a próxima invasão (foi assim que nasceu o provérbio chulo que reza "lavou, tá nova!). e o subúrbio, mais suburbano que nunca evanesce-se no descaso de sempre. pensando bem, talvez seja até melhor assim.
o que não é visto não é desejado. de tão vista, a paisagem da paralela, suas matas, lagoas, rios e riachos estão desaparecendo mais rápido do que surgiam as lágrimas e amores do ex-prefeito joão henrique carneiro.

quanto a genoíno... bem, do jeito que ele vai, acaba presidente do brasil. quer mais?

2 comentários:

  1. Leandro Quirino8/1/13 12:12 PM

    Bem-vindo ao cenário da política brasileira.

    ResponderExcluir
  2. carlos e sua verve visceral
    abraços!!!!!!!
    Cláudio Moreira

    ResponderExcluir

manifeste-se a respeito