na rua, na chuva ou na fazenda

sábado, junho 18, 2011

governador da bahia confirma: dilma é o avatar de lula!

bem que eu disse neste mesmo blog há trocentas postagens atrás. Dilma é o avatar de lula! ninguém levantou um dedo para me apoiar, ninguém levantou um sussurro para dizer amém. ninguém! mas agora, que inês não é morta, nem por overdose de paloccis, eis que o governador da bahia, numa gloriosa e chuvosa manhã de junho, inadvertida ou propositadamente, dispara aos quatro cantos, através de uma emissora de rádio, a verdade nua e crua: dilma é o avatar de lula! bem que eu já dizia, há terabites atrás.

pois bem. conto-vos, descrentes. à época em que este escriba profetizava esta grande verdade, nenhuma vozinha se dispôs a dar me crédito. pelo contrário. diziam que estaria ficando gagá, doido de pedra, louco varrido. de onde tiraria tal sandice? como poderia tal coisa acontecer? como ele poderia se disfarçar tanto assim? pois bem, por trás daqueles cabelos à la sei lá o quê, aquele tom de voz culto e amineirado, estava o pernambucano apaulistado que todos nós estávamos carecas (pelo menos eu estava) de conhecer. era ele, sim. com ou sem saias, de tailleur ou casaquinho, mas era ele, sim. e agora, o jaques wagner, já de barba que o patrocinador do corte ainda não domou, veio confirmar. e a plenos pulmões em entrevista matutina*.

era uma sexta-feira, 17 de junho, e o governador baiano em segundo mandato, ex-ministro de luizignatiusgloriosusexcelsiordominus, desmistificava o processo de compra de um novo apartamento para ele ter onde cair vivo depois de deixar o cargo (quem não pode diz “para ter onde cair morto” o que não é o caso do ex e agora quase novamente barbudo wagner). lindamente, o carioca mais conhecido nas rodas lulianas de antanho como galego, explicou-se e não deixou sombras de dúvidas da legitimidade da aquisição da sua nova morada. vendeu a morada antiga, tomou dinheiro emprestado ao irmão e pronto! ei-lo quase indo de malas e cuias para a vitória, vetusto e classudo bairro da capital baiana que tem uma das mais esplendorosas vistas da baía de todos os santos e vizinhas gloriosas como ivete sangalo e patinhas, o publicitário-mor de ignatiuspublius. explicado o perfeitamente explicável (coisa que palocci, burramente, não o fez) wagner passou para conversas mais amenas como o projeto recém lançado pelo povo de brasilha, o “minha casa, minha vida 2” e foi aí que seu a revelação. a epifania.

entusiasmado, falando da sua bahia (nossa. ele é que tomou de assalto através de votos), que dentro desse plano montou mais casas que o resto dos nordestinos, o barbudinho gente boa tascou nos microfones a verdade mal escondida: “... a presidenta lula.../... depois de oito anos e cinco meses e dias...” (ouça aqui)
. viram?! sentiram?! eu tinha razão. toda razão! wagner sempre foi (e talvez continue sendo) um dos mais constantes e íntimos interlocutores do patrono de battisti e por isso mesmo sabia e sabe bem do peso das suas palavras. duvidar de wagner, quem há de? de mim, claro, nem precisaram duvidar. apenas não acreditaram e fizeram ouvidos moucos. no entanto, me sinto agora de alma lavada pela chuva e pelas palavras wagnerianas de sexta-feira, 17 de junho. dia histórico. pena que não deu manchete nos jornais. mas pra mim valeu: dilma é o avatar de lula¹!

¹) apesar de tudo, ela tem dado cada sacudidela que vai acabar se livrando dele mais dia menos dia.
*) a entrevista foi concedida ao radialista, empresário e ex-prefeito de Salvador, mário de mello kértèsz, na rádio metrópole fm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

manifeste-se a respeito