na rua, na chuva ou na fazenda

quarta-feira, setembro 05, 2007

robin hood dos otários, rei da malandragem

ouvindo, dia desses, a notícia de que o governo que, lá de brasilha, manda em todos nós (parece que eles lá têm mania de deus: adoram manipular a vida alheia sem direito a reclamações – se bem que, de Deus a gente reclama) decidiu que vai abrir quase 30 mil vagas no funcionalismo público federal, lembrei de um comentário do alexandre garcia, aquele jornalcomentaristaglobal, criticando a luta de lulapingafogodasilva para que o congresso aprove a manutenção da cpmf e aí tive um frenesi, uma comoção nacionalalulista digna de qualquer plínio salgado: tornei-me brasileiro – o que compulsoriamente já sou – de carteirinha. dizia maldosamente o alexandre, que o governo arrecadava tantos e não sei quantos milhões de reais com a tal contribuição e que esse dinheiro não ajudava em nada o povo cá de fora de brasilha. servia, sim, segundo o jornalista, para pagar os salários de funcionários em cargos de comissão lá do planalto central indicados por padrinhos poderosos e coisa e tal.
estava errado, o alexandre. ele não é brasileiro coisa nenhuma. ele não torce pelo brasil como eu, você e lula. ele não quer ver ninguém bem. imagine! como é que o cara consegue ser contra uma contribuiçãozinha de nada como essa cpmf? são meros 0,38 por cento cobrados sobre movimentações financeiras apenas para ajudar o governo a pagar seus trabalhadores que, lá de brasilha, se matam para que a gente tenha vida que a gente leva? quanta ingratidão! é pouco, e pouco pra nós é tiquinho. a intenção governamental de ajudar esses pobres coitados indicados por alguns desprendidos senadores, deputados e até ministros para cargos importantíssimos onde saber fazer nada é fundamental para o andamento da máquina político-administrativa do país, é fantástica! chega a ser divinal! esse alexandre garcia não sabe de nada de desprendimento, de magnanimidade, de bondade, de altruísmo!
pois bem, lula e o governo de brasilha me levaram a avalon, me levaram a recordar o herói bretão eterno namorado da dama de honra da rainha, lady marion. verdade! essa coisa de fazer continuar a valer a cpmf me lembrou robin hood e seus companheiros, little john , o frade – não aquele do pasquim – frei tuck e outros tantos. nada de ali babá! apenas o orgulho de ser brasileiro e não brasilheiro porque aí o bicho pega. me fez sentir orgulho de lula e seu estoicismo em permanecer e querer permanecer mais ainda presidente. daí compará-lo a robin hood, meu herói. e é a partir dessa analogia que digo onde o alexandre garcia está totalmente errado. como robin, que roubava dos ricos para distribuir aos pobres, lula e sua cpmf tiram de todos para distribuir para uns poucos! meu herói!
em tempo: essa contribuição provisória já é tão permanente quanto as medidas do fernando henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

manifeste-se a respeito