na rua, na chuva ou na fazenda

sexta-feira, janeiro 26, 2007

mau humor

definitivamente, o lula é um chávez! ou melhor, um chato! se eu já não gostava da sua figura de zé-povinho metido a simpático, barbudamente papai-noel – em quem eu também não acredito – e por isso mesmo, simpático de verdade, agora desgostei de vez. por vários motivos. o primeiro, e menos importante é que o tal do barbudinho pernambulista (pernambucano que se torna paulista) brinca de estadista, se julga o bambambam e faz de conta que sabe o que diz. mentiroso demais da conta, anuncia obras que nem são projetos e projetos que nem são sonhos. de arrepiar mesmo é a sua subserviência ao seu “compañero” hugo chávez. aliás, qual dos dois é pior?
as américas nos tem dado, nos últimos tempos, líderes que... putaqueopariu! vejamos: evo morales, pinochet, carlito menez, fernando collor alfredo stroessner, george bush filho, huguito chávez e, pasmem!, lula!!! esses três últimos duas vezes ungidos. perguntou porque faltou fidel? explico-lhe, meu caro: fidel é móvel da casa desde a sua construção. perpetua-se e deteriora-se como o próprio imóvel do qual faz parte. é o câncer do câncer metastasiado em si mesmo. e, os nossos dois últimos da listinha – chavito e lulito – pretendem, sonham, desejam, imploram, suplicam e planejam seguir sua trajetória. o primeiro, pela truculência e pelo discurso assoberbado de anti-americanismo – leia-se anti-bushismo – alimentado pela sacrossanta ignorância do nosso povo desde a patagônia até o chifre dos estadosunidosdamérica (se bem que a parte de cima dessas Américas não é lá tão ignorante assim). o segundo, já bem escaldado de ter vivido escanteado nos anos dourados dos rapazes que carregam estrelas nos ombros, prefere utilizar uma tática diferente: ganhou a todos com sua barbinha simpática, sua língua plesa, seu sotaque nordestista, seu pendor pela pinga (em público. no escurinho do cinema, ele prefere um bom scotch) e com a mudança de nomes de programas sociais – paternalismo a rodo – criados pelo seu antecessor. inteligente. muito inteligente, o ex-retirante. mas, burro. burro até a alma. sua alma é patinhas, codinome joão santana, publicitário discreto, mas eficiente. tanto que garantiu este segundo mandato que lulito se pretende permanecer na cadeirona lá de brasilha ad seculum seculorum. como?, é o que patinhas pretende descobrir propagandeando superávites, transposição de rios, mares e ares.
milico de sangre caliente, chavito poderia até se parecer com bush. abre parêntesis: em ingrêis, bush quer dizer arbusto, que pode ser maconha – que não é tão arbusto assim – que remete a coca e que chega ao ridejanêro. fecha parêntesis. chavito poderia mesmo parecer com bush mas não parece. é baixinho e atarracado. mas é valentão. tanto que lulito vem se transformando no seu maior lambe-botas (pra não dizer coisa pior). a verdade é que, de líder embrionário, lulito renascido virou liderado. daqueles que dizem amém a tudo emanado do chefe, até mesmo flatulências. rola na internet um papo-cabeça de que a amazônia corre sério risco de ser norte-americanizada pelos estadunidenses do norte e retirada dos estadunidenses do sul que por acaso somos nós, aqui chamados de brasileiros. mentira! o perigo mora ao lado e tem petróleo pra dar e vender!
tá. vou parar de falar dessas coisas. cê pode estar se aborrecendo com minha catilinária e pensando “esse cara é só mais um mal humorado por conta da vitória acachapante do nosso presidentehomemdopovo” e é verdade. a mais cristalina verdade. e eu até colaborei na construção dessa verdade por que confesso, na falta do que fazer, votei no lula – perdoai-me pai, pois não sabia o que fazia – e até pensei, num momento de embriaguês domecquiana lá nas bandas de ipitanga, onde busco implementar um principado, que ele iria se regenerar e se tornar, de fato, um presidente. puta erro. reconheço. puta erro. tão grande que nem a fadinha perdoou e, com a desculpa de que não tínhamos tempo pra nós dois, picou a mula e me deixou com o fígado azedo e o coração em pedaços. de fato, tou mal humorado.

2 comentários:

  1. Menino,

    Você, realmente, é muito polêmico. Mas concordo quando diz que Lula é igual ao Chaves e etc... Confesso que a decepção foi grande, mas pimenta no dos outros é refresco. Quando se reverte o papel é que as mascaras caem... Com dizia minha mãe: Dê poder ao homem e veja o resultado.

    Um beijo e prometo que vou ler mais seus comentários.

    Márcia Passos

    ResponderExcluir
  2. Foi mal, escrevi Chaves ao invés de Chavez, acho que é uma espécie de epedemia televisa, pois toda vez que ligo a TV no canal 04, aparece a chamada do programa mexicano CHAVES...

    Márcia Passos

    ResponderExcluir

manifeste-se a respeito